A estilista Cecília Póvoas apresentou-nos diversas réplicas em miniatura, com extremo rigor técnico e confeção manual numa escala de 1/20.
As réplicas são executadas em matérias-primas nobres – sedas, brocados de seda – bordados a fio de ouro e/ou fio de prata, com aplicações manuais de pedrarias, lantejoulas, laços, botões, cordões, etc., forradas a cetim de algodão e ainda em sedas serigrafadas pela estilista com motivos utilizados no séc. XVIII. Antes de iniciar este projeto, Cecília Póvoas fez vários estudos de investigação com antigos alfaiates e também em com a ajuda de enciclopédias. Para os seus vestidos do séc. XVIII, Cecília Póvoas guiou-se não só pela enciclopédia mas também por quadros da época.
As suas criações estão defendidas pela Sociedade Portuguesa de Autores e registadas na Inspeção Geral das Atividades Culturais.
Cecília Póvoas nasceu e viveu durante a sua infância no Sabugal, onde frequentou a Escola Primária e o Colégio.
A exposição foi dedicada ao seu pai que fez os cabides em madeira para cada uma das suas réplicas e que tinha muito desejo em que a sua filha apresentasse o seu trabalho na terra que a viu nascer.


VOLTAR