Teaser image

Joaquim Manuel Correia - 150 anos

De 5 de abril a 3 de maio
Autor / Organização - Museu do Sabugal

Visitantes - 514

AMPLIAR CARTAZ


Passam, no corrente ano, 150 anos do nascimento de Joaquim Manuel Correia, autor natural do concelho do Sabugal (Ruvina). Jurista de profissão, manteve durante toda a vida um grande interesse pelas coisas da sua terra, sendo autor do conhecido livro Terras de Riba-Côa. Memórias sobre o concelho do Sabugal, onde aborda aspetos da história, tradições e património do nosso concelho. Além disso, foi um interessado coletor de objetos arqueológicos, enviando para o Museu Nacional de Arqueologia algumas das peças mais significativas encontradas no Sabugal.

O dia 5 de Abril marcará o início das comemorações, no Museu e Auditório Municipal.

De manhã, teremos no Auditório um conjunto de palestras sobre o autor, a sua época e a sua obra, a cargo de importantes figuras da cultura do Sabugal, ou outros especialistas: doutores Adérito Tavares, João Serra, Leal Freire, Manuel Meirinho e Pinharanda Gomes.

Da parte da tarde, terá lugar a inauguração de uma exposição evocativa do autor, no Museu do Sabugal, bem como a sessão de lançamento do romance inédito Celestina, em que o autor evoca a realidade histórica do Sabugal em finais do século XIX.

A entrada em todos estes eventos é livre, pelo que se espera que os sabugalenses compareçam em grande número.

Teaser image Teaser image

VOLTAR