Teaser image

A Arte que o Côa guarda

De 8 de maio a 29 de junho
Autor / Organização - Câmara Municipal da Guarda

Visitantes - 1262

AMPLIAR CARTAZ


O Museu do Sabugal recebeu de 8 de Maio a 29 de Junho de 2008, a exposição “A arte que o Côa Guarda – Arte Rupestre e Arqueologia do Vale do Côa”.

A mostra integrou 16 painéis que reproduziam algumas das mais importantes gravuras descobertas no Vale do Côa, duas réplicas de painéis gravados, a exibição de um filme sobre o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e a reconstituição de um acampamento paleolítico.

Durante a exposição funcionou, no local do acampamento, uma oficina de arqueologia experimental, dedicada aos alunos das escolas, assegurada por técnicos do PAVC. Ali foram desenvolvidas algumas modalidades de interpretação do quotidiano dos homens e mulheres do paleolítico, e recriadas a produção e e utilização de armas de caça, produção de fogo, realização de gravuras em suportes de xisto.

Esta iniciativa pretendia dar a conhecer melhor o que é a arte rupestre do Vale do Côa, dando a conhecer este vasto património e despertar as pessoas para a visita ao parque . Por outro lado foram recriadas cenas do quotidiano através das quais se pode estabelecer ligação com a exposição permanente, de cariz arqueológico.

A exposição foi organizada pela Câmara Municipal da Guarda em colaboração com o Ministério da Cultura, IGESPAR e PAVC .

Teaser image Teaser image

VOLTAR