Teaser image

K!m Pr!su

De 5 de julho a 3 de agosto
Autor / Organização - Alunos da Escola EB 2 e 3 do Sabugal

Visitantes - 814

AMPLIAR CARTAZ


Kim Prisu é Joaquim António Gonçalves Borregana, natural de Aldeia da Dona, concelho do Sabugal. Com apenas nove meses foi levado para França onde viveu durante muitos anos. Aos sete anos recebeu um prémio em desenho, aos 12 anos começou a fazer banda desenhada, mas aos 15 anos queria ser cantor de rock e fazer filme. Acabou por se destacar nas artes plásticas, no seio de um exigente ambiente cultural parisiense.

A sua pintura surgiu e afirmou-se no contexto do movimento da nova figuração. Nele pretendia-se um retorno à genuína e tradicional arte de pintar. Os representantes deste movimento dão primazia à figuração, à fantasia, à liberdade de expressão com formas familiares.

O estilo artístico que Kim Prisu desenvolveu em Paris teve por matriz o uso de cores fortemente contrastantes, o que lhe valeu a designação de “pintor das cores ecléticas”. Depressa se afirmou como pintor de referência, expondo em diversas galerias parisienses, acompanhando outros pintores de renome.

Há alguns anos radicou-se em Portugal, passando a viver no Pinhal Novo, distrito de Setúbal, onde continua a exercer a sua atividade criativa.

Em Aldeia da Dona estão expostas algumas das suas criações artísticas, numa exposição de rua criada por si e pelo seu conterrâneo A.L. Tony. São esculturas que representam o lavrador, o pastor, o cavador, o tocador, feitas quase exclusivamente de ferramentas e outros utensílios agrícolas.


VOLTAR